BLOG

Farmácias no Simples Nacional podem estar pagando tributos errados e nem sabem!

 

É comum encontrar proprietários de empresas que não têm conhecimento de como funciona o pagamento do Simples Nacional, e o modo com o qual esse sistema tributário opera em seu empreendimento.

Diferente do senso comum, as farmácias operam de um modo único, diferenciando-se de outros empreendimentos, afinal,  além de vender remédios, as farmácias realizam a manipulação de medicamentos.

A operação pode até mesmo acontecer de um modo distinto, mas o pagamento de tributos e impostos não. Deste modo, faz-se necessário que os donos ou gestores de farmácias, escolham o melhor regime tributário para o empreendimento.

Em grande parte dos casos a escolha é unânime, o Simples Nacional é o queridinho das farmácias, pois como o seu próprio nome diz, funciona de uma maneira simplificada, comparado aos demais sistemas tributários.

O que é o Simples Nacional?

O Simples Nacional visa simplificar o pagamento de impostos de empresas de pequeno e médio porte, onde o faturamento não pode ultrapassar o valor de R$ 4,8 milhões. Esse é o principal motivo de grande parte das farmácias estabelecerem o Simples Nacional como sistema tributário, pois se enquadra no valor pré-estabelecido pelo regime.

Todos os impostos ficam reunidos em uma mesma taxa, ou seja, não é necessário realizar o pagamento de cada um de forma individual, facilitando todo o processo, deixando de lado futuros riscos relacionados ao pagamento de impostos, por exemplo.

Com o cotidiano das farmácias, torna-se mais viável a implementação do Simples Nacional, pois facilita todo o processo. Mas acredite, por trás dessa simplicidade pode existir grandes encruzilhadas.

Aplicação do Simples Nacional em Farmácias

É nessa instância que muitos empreendedores acabam falhando, pois dentro do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) estão embutidos uma série de impostos, como: PIS, COFINS e ICMS.

Esses impostos fazem parte do Simples Nacional, aonde grande parte dos gestores e donos de farmácia pagam de maneira indevida, pois existem regras de isenções e antecipações para quase todos os produtos que se vendem dentro do próprio empreendimento.

Nesse sentido, alguns empresários escolhem por serviços contábeis não especializados, que utilizam de sistemas de gestão que não contemplam recursos essenciais. Quando empreendedores optam por economizar com esses serviços, esquecem que a aplicação do sistema pode estar sendo realizada de forma incorreta e incompleta, transformando a sua pequena margem de lucro em pagamento de impostos indevidos.

Com base nesses aspectos, possuir o auxílio de uma Equipe de Contabilidade nesse processo é de suma importância para o bom desenvolvimento do seu empreendimento, pois com a utilização correta do regime tributário é possível colher grandes resultados, convertendo valores que antes eram gastos com impostos, agora sendo redirecionados para outras áreas de crescimento de sua empresa.

Nós, da Fazenda Contabilidade, prestamos serviços de gestão contábil, temos como principal objetivo fomentar o seu negócio para ele ganhe destaque no mercado, e além disso, que possa usufruir de todos os benefícios que as ferramentas contábeis podem proporcionar ao seu negócio, em especial, a sua farmácia.

 Ficou com alguma dúvida?

Clique aqui e fale conosco!

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades para. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!

Compartilhe esse conteúdo

Especialistas - FC

Especialistas - FC

Contribuindo com o
empreendedorismo inteligente.

Falar com um especialista!
Fale conosco agora mesmo!