BLOG

IRPF 2024: Fazenda Contabilidade doará parte do imposto ao Hospital Pequeno Príncipe

O período de declaração do IRPF 2024 está chegando: assim como no ano passado, a Receita Federal aceitará os envios entre 15 de março e 31 de maio. 

Esse é um período muito importante para os contadores, mas também para as organizações sem fins lucrativos, que buscam angariar doações dos contribuintes. Muitas pessoas não sabem, mas podem destinar parte de seu imposto de renda para essas instituições, gerando um impacto social positivo e fazendo o bem para muitas pessoas sem gastar nenhum centavo a mais.

Para ajudar nessas iniciativas — e trazer mais praticidade para seus clientes que não conhecem uma instituição confiável para fazer a doação —, a Fazenda Contabilidade firmou uma parceria com o Hospital Pequeno Príncipe. Localizado em Curitiba, o HPP é o maior hospital pediátrico do Brasil e atende a milhares de crianças do Brasil inteiro, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A seguir, nós explicamos mais sobre essa parceria, porque nós escolhemos o Hospital Pequeno Príncipe e como você pode participar. 

Leia outros conteúdos sobre contabilidade e gestão empresarial no blog da Fazenda Contabilidade

IRPF 2024 e doações para projetos sociais

Muitas pessoas não sabem dessa possibilidade, mas você pode sim direcionar uma parte do seu imposto de renda para projetos sociais. Esse valor é descontado do quanto você deveria pagar — de forma que, na prática, você não gasta um centavo a mais para ajudar a entidade. E mesmo quem recebe restituição do imposto de renda pode fazer doações: esses valores são somados à sua restituição, quando ela vier. 

É claro que, para isso, você precisa declarar as doações de acordo com as exigências da Receita Federal, colaborando com fundos aprovados pela Receita Federal. São eles:

  1. Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente
  2. Fundos dos Direitos do Idoso
  3. Atividade de Caráter Desportivo
  4. Atividade Audiovisual
  5. Atividade Cultural e Artística. 
  6. Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon)
  7. Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa Deficiente (Pronas/PCD)

Você pode fazer doações para esses fundos ao longo do ano, fazendo depósitos diretos na conta da instituição. Nesses casos, você deve guardar os comprovantes e enviá-los junto à declaração do IRPF 2024. É possível deduzir até 6% do seu imposto de renda nos fundos de 1 a 5 da lista acima, além de 1% no fundo 6 e outro no número 7. Somados, os limites de doação são de 8%.

Mas caso você não tenha feito nenhuma doação ao longo de 2023, ainda é possível colaborar com instituições sociais na hora de declarar o IRPF 2024. Para as doações feitas na declaração, o limite é de 3%.

É interessante observar que os valores doados para projetos sociais são abatidos do IRPF devido — e não da base de cálculo do imposto, como os gastos com saúde e educação. Sendo assim, a  doação faz bastante diferença para instituições como o Hospital Pequeno Príncipe sem pesar no seu bolso. Afinal, você pagaria essa quantia para a Receita Federal de qualquer forma. 

Em todo caso, é necessário usar a declaração completa do imposto de renda para deduzir suas doações e destinar os valores para as instituições escolhidas corretamente. Então, se você utiliza a declaração pré-preenchida ou simplificada, preste atenção. 

Por fim, também é interessante observar que pessoas jurídicas também podem fazer doações de parte de seus impostos, caso sejam optantes do lucro real.

A parceria entre Fazenda Contabilidade e Hospital Pequeno Príncipe

Sabendo que muitos de seus clientes gostariam de ajudar uma instituição séria e confiável, mas não têm como fazer essas doações ao longo do ano, a Fazenda Contabilidade resolveu facilitar esse processo, firmando uma parceria diretamente com o Hospital Pequeno Príncipe. Ao fazer a declaração do IRPF 2024 conosco, você pode destinar seus 3% para esse hospital, que é o maior do tipo no Brasil e cuida de milhares de crianças. 

Como explicamos, você não gasta um centavo a mais com isso, já que os valores são totalmente deduzidos de seu imposto devido. A única diferença é que a Receita Federal emitirá uma DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) separada para a doação — e esse valor será descontado da DARF do imposto. E mesmo que você tenha imposto a restituir, o valor da doação será somado a sua restituição, dentro desse limite de 3%.

Nós faremos todos os cálculos para garantir que você pague apenas o imposto necessário, sem gastar a mais — e doando seus 3% para uma instituição séria como o Hospital Pequeno Príncipe. 

Por que doar para o Hospital Pequeno Príncipe?

Existem milhares de instituições sem fins lucrativos, em todo o Brasil, que dependem de doações para trabalhar em prol de causas importantes — e que merecem os 3% do seu IRPF 2024. Mas, nesse cenário, o Hospital Pequeno Príncipe (HPP) se destaca por ser o maior hospital pediátrico do país, atendendo a milhares de crianças de todo o Brasil.

O HPP fica no coração de Curitiba, mas é um centro de referência em casos pediátricos de média e alta complexidade, recebendo crianças de todas as regiões. Afinal, ele tem mais de um século de tradição nesse tipo de tratamento, iniciando suas atividades em 1919. Por ano, o HPP faz:

  • 249 mil atendimentos ambulatoriais,
  • 18 mil cirurgias,
  • 275 transplantes,
  • Mais de um milhão de exames.

O Hospital Pequeno Príncipe depende de doações para continuar com esse trabalho, uma vez que 60% de seus atendimentos é realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mas só 23% de sua receita vem dele. A conta simplesmente não fecha. 

Além disso, a estrutura necessária para o atendimento pediátrico é maior. Até porque ela deve ir além da saúde: as crianças atendidas pelo Hospital Pequeno Príncipe precisam de educação, cultura e saúde. Como algumas delas literalmente vivem no hospital, o HPP tem essa estrutura internamente. Também é importante observar que muitas famílias precisam largar tudo — casa, trabalho, etc — para cuidar dos filhos em Curitiba. O Hospital Pequeno Príncipe também oferece assistência para essas famílias. 

Mesmo com todas as dificuldades, o HPP continua realizando seu trabalho com excelência. Aliás, ele é um dos 250 melhores hospitais com pediatria do mundo, segundo pesquisa da revista estadunidense Newsweek. O ranking traz 16 hospitais brasileiros, sendo que o Pequeno Príncipe é o quarto da lista e o único exclusivamente pediátrico. 

Um trabalho tão incrível merece nossa ajuda, não é mesmo? Ainda mais se lembrarmos que não é preciso gastar nada para isso. Esses 3% do seu IRPF 2024 serão muito bem investidos pelo Hospital Pequeno Príncipe no tratamento e qualidade de vida de milhares de crianças. Se você quer participar, entre em contato conosco para fazer sua declaração do IRPF 2024.

Compartilhe esse conteúdo

Especialistas - FC

Especialistas - FC

Contribuindo com o
empreendedorismo inteligente.

Falar com um especialista!
Fale conosco agora mesmo!