[et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]
Há mais de 80 anos, em 1930, o empresário americano Michael Cullen teve uma ideia genial: ele comprou um galpão industrial, modificou o local para vender produtos e comidas e deixou que as próprias pessoas escolhessem o que queriam levar para casa. E, assim, nasceu o primeiro mercado registrado do mundo, o King Kullen.
Hoje, 89 anos depois, muita coisa mudou. Mercados, supermercados e hipermercados estão em todos os lugares e cidades do mundo! O trabalho com varejo é um dos mais tradicionais da história, mercados costumam ser negócios promissores em vários locais, já que atendem uma população grande.
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Números do setor surpreendem
Os números do setor supermercadista têm se destacado nos últimos anos: em 2017, o setor faturou “apenas” R$ 353,2 bilhões, um crescimento de 4,3% na comparação com 2016; em 2018 o resultado foi novamente positivo, fechando o ano com 2,07% de crescimento real em comparação com 2017. Já para 2019, a previsão é de 3%.
Além de estar crescendo constantemente, o setor também está se adaptando às mudanças que o mercado sofre. Por exemplo, os supermercados começaram a mudar seus investimentos em mídias, cortaram campanhas na TV e aumentaram o investimento na comunicação nas redes sociais e na comunicação visual da lojas. Ademais, um estudo da Apas mostra 15% dos brasileiros já fazem compras de supermercado de forma online e que 30% dos supermercadistas pretendem investir em vendas online em breve.
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Embora o setor supermercadista seja o que mais cresce, ele também é um dos mais competitivos. É só sair dar uma volta pelo seu bairro e contar quantos mercados tem lá para chegar à essa conclusão. Todos os dias os mercados estão competindo entre si em relação a preços, produtos, promoções e o mais importante de todos: a atenção do cliente.
Por isso, é muito importante para uma rede de mercados conseguir se destacar de alguma forma no meio de tantas opções. E não é possível fazer isto sem estar onde o público está hoje: a internet. O comportamento do consumidor e a forma de consumir mudaram e a internet é uma das grandes responsáveis. Se o público pesquisa antes de comprar qualquer produto, por que ele não procuraria por supermercados também?
Portanto, se você é dono de um mercado e não trabalha sua marca na internet, saiba que você está dando um tiro no próprio pé! Neste texto você irá descobrir a importância de fortalecer seu negócio na internet e como fazer isso de forma eficiente! Então, se você se interessou, continue com a gente!
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label=”Linha”][et_pb_column type=”1_3″][et_pb_image admin_label=”Imagem” src=”https://fazendacontabilidade.com.br/wp-content/uploads/2019/07/4.png” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” use_overlay=”off” animation=”left” sticky=”off” align=”left” force_fullwidth=”off” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”] [/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]
Por que seu mercado deve estar presente digitalmente?
Você tem duas opções: não usar a internet e deixar que isso prejudique seu negócio ou usar a internet e fazer com que isso alavanque seu negócio. Qual você irá escolher? É aquela frase clichê, mas é verdade: quem não é visto, não é lembrado. Se você não estiver marcando presença, você está dando chances para seus concorrentes.
Obrigatoriamente, não é preciso ter uma loja virtual para estar presente na internet. Você pode marcar presença através de um bom site, um blog, perfis nas redes sociais, newsletter, etc. A pesquisa Social Midia Trends, de 2017, mostrou que 92% das empresas já usam as mídias sociais como parte de sua estratégia. Os motivos para tal são: visibilidade online e a interação com o público.
Além disso, os empresários constataram alguns dos principais benefícios ao aderirem à estratégia: divulgação da marca, 77,4%; engajamento com a audiência, 63,2%; aumento de tráfego no blog/site, 50,3%; elevação das vendas e do número de clientes, 48,5%.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_image admin_label=”Imagem” src=”https://fazendacontabilidade.com.br/wp-content/uploads/2019/07/5.png” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” use_overlay=”off” animation=”left” sticky=”off” align=”center” force_fullwidth=”off” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”] [/et_pb_image][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]
Por que implementar o marketing digital em seu mercado?
Além destes belos números, adotar uma estratégia digital pode ser muito vantajoso para o seu negócio, economicamente e estrategicamente falando! O marketing digital faz uso de soluções acessíveis para negócios de todos os tamanhos, ainda mais para empresas com alta demanda de divulgação de informações, como é o caso dos mercados.
Investir em marketing digital será mais barato do que qualquer outro meio: tv rádio, revista, jornal, etc; as plataformas digitais oferecem melhores resultados com menores custos. Por exemplo, você pode divulgar uma promoção impulsionando uma postagem com apenas R$10! As vantagens continuam: na internet, o alcance é muito mais amplo e segmentado. Você consegue atingir exatamente o público que quer em uma escala muito maior. O Facebook, Instagram e Google ADS, por exemplo, permitem que você anuncie com flexibilidade, de acordo com seu orçamento e objetivo.
Se você já andava pensando em como inovar seu negócio, lhe demos alguns ótimos motivos. Agora lhe daremos alguns passos e dicas de como implementar as estratégias digitais em seu mercado.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_image admin_label=”Imagem” src=”https://fazendacontabilidade.com.br/wp-content/uploads/2019/07/6.png” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” use_overlay=”off” animation=”left” sticky=”off” align=”center” force_fullwidth=”off” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”] [/et_pb_image][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]
Comece pelo começo
Sabemos que a vontade de crescer e vender é grande, mas não se pode ir com muita sede ao pote! Antes de tudo, é preciso realizar alguns passos para que sua estratégia de marketing digital seja eficiente e bem estruturada. O primeiro passo é criar o plano de marketing do seu negócio.
Para começar, crie ou identifique a missão e visão do seu mercado; você precisa entender quais necessidades do público seu mercado atende. Sabendo isso, você descobre a melhor maneira de divulgar e comunicar sua marca. Por segundo, defina e estude seu público alvo; conheça o nicho e a região onde você está inserido, para, assim, saber para quem você realmente deve vender e como chegar nesse consumidor. Outro passo importante a se realizar é a análise SWOT: definir as forças (Strengths), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) do seu negócio.
Não esqueça de estabelecer um posicionamento para a sua empresa também, isto é, como você quer que ela seja vista pelos seus consumidores. Isto ajudará a guiar suas estratégias e linha de comunicação. Depois disso tudo, estabeleça os objetivos e metas do seu estabelecimento, pois, se você não definir nada, não há como chegar a lugar algum. Por último, pense e defina como serão suas estratégias, pois é através delas que você conquistará seus objetivos!
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Hora da ação?
Depois de todos estes passos, é hora de botar a mão na massa. Então, faça-se presente na internet! Crie a página do seu mercado nas redes sociais, crie ou atualize o site do seu negócio e procure por outras soluções digitais. A seguir, confira algumas dicas de como agir na internet:
- Ao entrar nas plataformas, alimente-as regularmente. Crie um cronograma de postagens e divulgue seus produtos e promoções, se aproveite de datas comemorativas para criar posts e promoções personalizadas. Você até pode se aproveitar dos memes (piadas) do momento para criar posts mais engraçados para que seus consumidores online interajam com você!
- O seu conteúdo não pode ser apenas comercial, isto cansa os consumidores. Além de divulgar seu mercado, compartilhe conteúdos relevantes e pertinentes ao seu nicho, como, por exemplo, divulgar receitas com os produtos do seu mercado; dicas de casa e produtos, informações que interessem o consumidor, vídeos e por aí vai. Uma boa estratégia é humanizar o seu negócio, isto é, mostrar os bastidores do seu mercado. Mostre os funcionários e o que eles fazem, mostre o dia a dia do estabelecimento, o cafézinho da tarde, etc. Além de criar uma proximidade com o seu público alvo, os consumidores também amam conhecer quem faz tudo acontecer atrás das prateleiras.
- Não esqueça de divulgar os diferenciais do seu estabelecimento, isso gera autoridade, valor e atrai os clientes. Preços baixos, boa localização, estacionamento, descontos, entrega gratuita e tudo mais devem ser divulgados e exaltados.
- Comunique-se e relacione-se com seus clientes, as pessoas amam se sentir queridas e importantes! Crie promoções exclusivas para eles, por exemplo: “tire print deste post e ganhe X% de desconto no produto tal” ou “marque seus amigos no comentário e concorra a tal produto”. Isso ajuda a fidelizar os clientes antigos e atrair os novos.
- Não esqueça de impulsionar suas publicações! Com valores pequenos você pode fazer seus produtos e promoções chegarem mais longe, na hora que você quiser e para o público você definir! Outra boa estratégia para chegar em mais consumidores na internet é investir em Google ADS e SEO. Pois grande parte das pessoas pesquisa “supermercados perto de mim” antes de fazer compras e recebem recomendações de lojas próximas. Se o seu mercado estiver na primeira página de pesquisa, atrairá a atenção de muitos desses clientes.
- O whatsapp não serve só para fakenews e memes, não! Você também pode adotar uma estratégia pelo aplicativo, como, por exemplo, criar uma lista de transmissão e enviar as promoções diárias, os produtos que chegaram, as novidades e por aí vai. É uma ótima forma de fidelizar clientes!
- Uma das coisas mais importantes que você não pode esquecer ao adotar todas essas estratégias: SEMPRE monitore e analise seus resultados! É através deles que você saberá o que dá e não dá certo, definirá próximas estratégias e saberá como seu negócio está indo!
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Não fique para trás
Como foi possível ver no texto, o setor supermercadista, os consumidores e a forma de se comunicar mudaram, e quem não se adapta tem riscos de até perder o seu mercado. Portanto, o marketing digital, hoje, é a melhor estratégia para vender, divulgar, se destacar, atrair, fortalecer o relacionamento com clientes e espalhar suas ofertas e promoções.
Não deixe seu negócio parar! Além de serviços contábeis e empresariais, a Fazenda Contabilidade também conta com serviços de marketing e publicidade! Em parceria com a Motion Publicidade, a Fazenda oferece aos aos seus clientes serviços como: criação de sites, gestão de mídias sociais, produção e edição de vídeo, gestão de marca, e consultoria e planejamento estratégico de marketing. Conte com a gente para divulgar seu mercado e atrair mais clientes de maneira efetiva.
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