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5 estratégias para usar o atendimento ao cliente como diferencial competitivo

Utilizar o atendimento ao cliente como diferencial competitivo pode ser determinante para o sucesso do seu negócio. Atualmente, o perfil dos consumidores mudou muito. Algumas pessoas passaram a exigir um atendimento de mais qualidade e, principalmente, personalizado.

Aos olhos de alguns empresários, esse avanço pode parecer ruim e complicado. No entanto, aqueles que percebem a importância dessa transformação certamente têm um grande diferencial em relação às empresas do mesmo ramo de atuação.

Neste artigo, você conhecerá 5 estratégias valiosas para transformar o atendimento ao cliente no seu estabelecimento, tornando-o um diferencial competitivo em seu negócio. Continue a leitura e confira!

1. Oferecer orientações visuais claras para o cliente

Antes de qualquer coisa, seu cliente precisa estar bem informado sobre as promoções e oportunidades que a sua empresa está oferecendo. Assim sendo, é importante que você forneça orientações a ele, de preferência, visuais e de rápido entendimento.

Para tanto, você pode utilizar painéis, placas, informativos e postagens nas redes sociais, sendo essa última uma maneira bastante eficiente de apresentar seus produtos e serviços para seus consumidores.

Mas o que isso tem a ver com atendimento ao cliente? Tudo! A experiência do cliente começa antes mesmo dele falar com um atendente, quando ele entra em sua loja. Sentir-se bem, localizar o que precisa sem ter que pedir ajuda, encontrar promoções interessantes… tudo isso fará com que o cliente se sinta bem atendido.

2. Alinhar campanhas publicitárias

As campanhas publicitárias devem sempre estar alinhadas com o perfil do seu público-alvo. Portanto, é preciso conhecê-lo bem antes de adotar qualquer estratégia de marketing. Frequentemente, o grande problema das ações que visam atrair clientes para um estabelecimento, é a falta de planejamento e alinhamento com seu público-alvo.

Muitas empresas gastam verdadeiras fortunas em mecanismos de comunicação, entretanto o resultado fica muito longe do esperado. Isso acontece por um único motivo: as campanhas de marketing não foram bem alinhadas.

Em muitos casos, por exemplo, uma simples postagem nas redes sociais pode proporcionar muito mais retorno do que um anúncio em jornal de grande circulação. Da mesma forma, o contrário também pode ser verdadeiro.

Em se tratando de campanhas publicitárias, jamais haverá uma fórmula única e aplicável a todo tipo de negócio. Muitas pessoas esquecem, mas seu sucesso geralmente depende de um fator bem simples, ou seja, o perfil dos seus clientes.

Por isso, entre outros, você precisa:

  • saber onde encontrar essas pessoas;

  • entender suas preferências;

  • estar por dentro dos locais que elas costumam frequentar;

  • conhecer os meios de comunicação mais utilizados por elas;

  • informar-se sobre suas redes sociais preferidas, assim como as pessoas que elas seguem;

  • identificar quais são os programas que assistem com mais frequência.

Além disso, também é importante conhecer suas dores, suas dificuldades, seus sonhos e seus anseios. Quando você faz uma campanha publicitária que consegue atingir bem o seu público, é muito bom. Porém, quando alcança suas características mais profundas, acredite, isso tem um poder inigualável.

3. Praticar a gentileza

A prática da gentileza também é um princípio essencial quando se trata de usar o atendimento ao cliente como diferencial competitivo. Afinal, todos gostam de ser bem tratado nos ambientes que frequentam. Entretanto, é preciso ter certo cuidado nesse ponto.

A gentileza deve sempre ser sincera e na medida certa. As pessoas percebem quando um atendente está forçando para ser gentil, com o objetivo de fazer o cliente efetuar uma compra. Isso, em vez de conquistar o consumidor, pode fazer ele sair correndo da sua empresa sem nunca mais querer voltar.

Portanto, a prática da gentileza deve ser sempre sincera e na medida certa. Assim, ela proporcionará os resultados esperados. Basicamente, estes estão diretamente relacionados a ter seus clientes satisfeitos com o atendimento, fazendo com que eles retornem o mais breve possível ao seu estabelecimento e fechem novos negócios com você.

4. Investir em atendimento personalizado

À medida que o tempo passa, as pessoas exigem cada vez mais do atendimento em empresas, lojas ou prestadoras de serviço. Além disso, crescentemente, elas vêm exigindo um atendimento personalizado e adequado aos seus perfis.

Existem aqueles que não gostam muito de conversar, isto é, preferem um atendimento rápido, sucinto e resolutivo; outros já apreciam dialogar mais, expressando seus problemas e necessidades.

Enquanto empresário, o que você deve fazer então? Em qual tipo de perfil é necessário focar? A resposta para essas perguntas é simples: todos eles. Afinal, ninguém vai querer perder uma venda pelo fato de um determinado cliente gostar de falar um pouco mais.

Investir em atendimento personalizado não significa que será necessário aplicar dinheiro no negócio para realizar essas tarefas. Contudo, torna-se essencial fazer um investimento de orientação e conscientização para seus funcionários, os quais lidam diretamente com o cliente. Eles devem desenvolver a sensibilidade de entender que determinada pessoa prefere um tipo de atendimento.

Você precisa fazer o seu cliente se sentir único e importante, afinal, ele é a peça-chave para o crescimento da sua empresa. Sem público, seu negócio simplesmente não existiria. Para a continuidade do seu empreendimento, é crucial trabalhar o atendimento personalizado e focado no perfil de cada cliente.

5. Utilizar a tecnologia no atendimento ao cliente

Por fim, nesse processo de utilizar o atendimento ao cliente como diferencial competitivo, não há como deixar de mencionar a tecnologia, afinal, está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Ela pode ajudar no pré-atendimento, obtendo informações úteis que podem ser usadas pelos seus colaboradores no momento do atendimento presencial.

Você também pode utilizar sistemas eletrônicos para realizar questões mais simples, como emissão de faturas, agendamento de visita ou, até mesmo, verificação de produtos em estoque. Esse tipo de sistema não só economiza tempo dos seus colaboradores, como também facilita e agiliza o atendimento ao seu cliente.

Além de proporcionar todos os benefícios que mencionamos ao longo deste artigo, o atendimento ao cliente como diferencial competitivo também é um processo gratuito. Atender bem seus clientes não custa nada, mas pode levar sua empresa a outro patamar de faturamento e lucratividade.

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