No mês de agosto, a Fazenda Contabilidade ganhou um importante reconhecimento: o selo Great Place to Work (GPTW). Esse certificado atesta quais empresas são consideradas, pelos próprios colaboradores, um ótimo lugar para se trabalhar. Através de um questionário online e confidencial, eles avaliam diferentes aspectos do ambiente de trabalho em uma escala de 1 a 5.
Considerando que a pontuação necessária para ser considerada uma “ótima empresa para trabalhar” é 70 pontos, a Fazenda passou com folga no teste: conquistou 84. Segundo os avaliadores, os destaques da empresa foram o ambiente de trabalho agradável, a motivação dada à equipe e as possibilidades de desenvolvimento da carreira.
Mais do que um reconhecimento importante — a Great Place to Work é uma das consultorias mais respeitadas mundialmente na área —, a certificação prova como as políticas de gestão de recursos humanos da Fazenda Contabilidade funcionam. A seguir, detalhamos alguns pontos importantes que levaram a essa conquista — e podem inspirar à sua empresa.
Um ambiente de oportunidades
Desde sua fundação, há mais de quarenta anos, a Fazenda Contabilidade sempre deu valor para o desenvolvimento de seus colaboradores. Seja através do seu trabalho, pela convivência saudável ou das oportunidades oferecidas pela empresa, é importante que todos se sintam realizados.
De fato, muitas empresas comprovam na prática os benefícios de manter um ambiente de trabalho agradável. Incentivar o desenvolvimento pessoal dos colaboradores melhora o trabalho da empresa, melhora o atendimento prestado e mantém os clientes satisfeitos.
Além desses claros benefícios práticos, o incentivo ao desenvolvimento pessoal na Fazenda também vem de uma crença dos diretores de que esse é um dever deles como empregadores.
Como afirma o diretor de RH da empresa, Eduardo Córdova: “Mesmo que um colaborador cresça e saia da empresa, gosto de saber que eu ajudei essa pessoa a crescer. Ajudar a desenvolver pessoas é um dos meus propósitos na vida”. A fala de Eduardo é comprovada, na prática, pelo depoimento de uma das pessoas mais queridas na Fazenda, a cozinheira Gorete: “Eles ficam muito contentes quando os colaboradores estão crescendo. Nos tratam muito bem”.
Casa de ferreiro, espeto de ferro
A consultoria em RH é um dos serviços mais procurados pelos clientes da Fazenda. Manter um ambiente de trabalho agradável, incentivar o desenvolvimento dos colaboradores e motivá-los constantemente são conselhos que damos todos os dias para nossos clientes. Não faria sentido se a empresa não colocasse os próprios ensinamentos em prática, não é mesmo?
Por isso, antes de aconselhar aos clientes, a Fazenda oferece oportunidades de desenvolvimento para seus próprios colaboradores. Para isso, a empresa oferece treinamentos, cursos — que devem ser repassados para os colegas — além de favorecer a colaboração nos projetos. Segundo a analista administrativa Camila Hericks, “possuímos boas ferramentas de trabalho, como pesquisas, consultorias e cursos, que ajudam muito”.
Além disso, fatores mais “racionais” também são importantes, é claro: como salário na média do mercado, benefícios e plano de carreira, com possibilidades de crescimento claras no organograma da empresa. Todos sabem o que precisam fazer para serem promovidos e em quanto tempo isso pode acontecer.
Conforme Eduardo Córdova, a empresa prefere que seus cargos de gestão sejam ocupados por pessoas que cresceram dentro da empresa, reconhecendo os talentos da casa. Para Valdemar Pscheidt, consultor de RH, a possibilidade de planejar a carreira e ter oportunidades dentro da própria empresa são uma das práticas mais recomendadas para motivação da equipe.
De fato, todos os que ocupam posições como analistas e gerentes começaram na Fazenda em vagas operacionais e estão há anos na empresa. “Entrei como recepcionista e hoje estou com várias oportunidades de crescimento, como equipe de vendas e marketing”, afirma Gessica de Paula, analista administrativa e especialista em legalização de empresas.
Dessa maneira, quando um novo colaborador entra na empresa e observa esse cenário, sente-se mais seguro para acreditar nas oportunidades. Afinal, exemplos reais valem mais do que qualquer discurso. Como mostra a declaração da assistente de escrita fiscal Melise Furlan: “Estou na Fazenda há 10 meses, mas já posso falar com segurança que é um excelente lugar para trabalhar”.
A importância do reconhecimento
Mesmo que o desenvolvimento pessoal e o ambiente agradável sejam políticas da empresa e uma crença dos diretores, os mesmos viram uma oportunidade ao conhecer o selo Great Place to Work. Inscrever-se no programa foi uma ideia do departamento de planejamento da Motion Publicidade, parceira da Fazenda Contabilidade e responsável pelo reposicionamento da marca da empresa.
Com a certificação, seria possível provar para o público externo como as políticas internas da empresa funcionam. Por mais que o público interno já saiba disso e demonstre sua satisfação no dia a dia, é importante poder assegurar também aos clientes o compromisso e a seriedade da empresa. Além disso, o selo é uma prova de que as técnicas de gestão que ensinamos aos nossos clientes funcionam, afinal utilizamos todas aqui dentro.
A Great Place to Work é uma consultoria que avalia a gestão das empresas que a contratam. Fundada na Califórnia, Estados Unidos, em 1991, é reconhecida no mundo inteiro por sua metodologia e seu programa de certificação, que reconhece boas práticas no ambiente de trabalho.
Segundo seu fundador, Robert Levering, um bom ambiente de trabalho é descrito pelos colaboradores pelas seguintes afirmativas:
- gosto de trabalhar aqui porque tenho orgulho do que eu faço (e da minha empresa);
- gosto dos colegas com quem eu trabalho (há colaboração e espírito de equipe), e
- confio nas pessoas para quem eu trabalho (posso confiar no meu chefe, ele me respeita e as decisões da empresa e do meu chefe são justas).
Para conquistar a certificação, a Fazenda Contabilidade precisou aplicar um questionário para todos os seus colaboradores. Esse questionário é confidencial e possui 20 perguntas fechadas sobre o ambiente de trabalho, respondidas em uma escala de 1 a 5, além de outras duas perguntas abertas.
Cada um dos pontos avaliados recebe um peso diferentes, de acordo com o tamanho e o segmento da empresa, atribuindo uma pontuação de 0 a X. Empresas acima de 70 pontos já conquistam o certificado de “ótima empresa para trabalhar”. A Fazenda Contabilidade conquistou 84.
A Fazenda sempre se orgulhou de seu ambiente de trabalho e dos colaboradores que ajudou a crescer. Mas, agora, além da própria confiança em sua atuação, possui o endosso de uma das maiores consultorias do mundo na área. O certificado GPTW comprova, na prática, o que os colaboradores já sabem: a Fazenda é uma ótima empresa para trabalhar!