Como fidelizar clientes de um supermercado? Descubra!
Você sabe como fidelizar clientes em um supermercado? Essa é uma tarefa constante de muitos empreendedores, afinal, ter clientes comprando frequentemente deve ser uma busca constante para todo proprietário de comércio.
Porém, essa não é uma tarefa muito simples, principalmente, se levarmos em consideração a elevada concorrência desse ramo de atividade, bem como a ameaça representada pelas grandes redes varejistas.
Por isso, neste post, queremos dar uma ajudinha especial para você, que deseja saber como como conquistar a fidelidade dos clientes em seu negócio. Acompanhe-nos nessa leitura e confira as nossas dicas!
Direcione sua estratégia ao público correto
O primeiro passo para conseguir fidelizar clientes em um supermercado é tomado internamente. Antes de qualquer coisa, você precisa definir o público que pretende atingir. Isso deve ser feito para que toda a sua comunicação, suas promoções e demais ofertas sejam destinadas a alcançar exclusivamente determinadas pessoas.
Não adianta tentar fidelizar um público de uma região distante, que pode ter acesso a outros estabelecimentos como o seu. Isso até seria possível, entretanto, o grau de excelência das suas estratégias deve ser extremamente avançado.
É mais fácil focar as suas ações em pessoas que estão mais propensas a virar seus clientes, e isso só pode ser feito de uma forma: pesquisando o mercado e o público.
Agregue valor
Outro ponto importante é agregar valor ao seu estabelecimento. Quando as pessoas se dirigem a um supermercado, estão procurando muito mais do que simplesmente itens indispensáveis para a sua alimentação, higiene pessoal e materiais de limpeza.
Elas também esperam algo mais e, justamente isso, é agregar valor. Para tanto, você deve oferecer um ambiente agradável, limpo, arejado e, se possível, climatizado, além de entregar um atendimento rápido e de qualidade.
Invista em uma cultura organizacional
Um dos diferenciais de estabelecimentos comerciais que fazem os clientes se tornarem compradores fiéis é o atendimento de qualidade. Para isso, é necessário adequar a cultura organizacional da sua empresa.
É muito comum encontrarmos supermercados com colaboradores insatisfeitos e desmotivados, passando aos clientes uma sensação ruim, que faz com que eles não queiram mais voltar.
Isso se dá, justamente, pela falta de uma cultura organizacional voltada ao bom atendimento ao cliente. Portanto, é necessário que você invista em cursos, treinamentos e palestras para mudar a cultura do seu negócio, tornando os colaboradores mais bem treinados para atender à sua demanda de clientes.
Acredite, a fidelização de clientes passará, impreterivelmente, pelos seus colaboradores. Eles serão a porta de entrada, bem como, de saída de um cliente na loja. Por isso, é preciso instaurar a cultura organizacional para todos, desde os gerentes e supervisores aos caixas e profissionais responsáveis pela limpeza do estabelecimento.
Ofereça tratamento diferenciado para os clientes fiéis
Outra dica para fidelizar seus clientes é oferecer um tratamento diferenciado. Entretanto, isso não significa que você deverá separar determinados produtos ou disponibilizar colaboradores exclusivos para auxiliar apenas alguns consumidores.
Isso pode ser feito por meio de ofertas com preços diferenciados e melhores condições de pagamento. Um cliente fidelidade, por exemplo, pode ter acesso a um parcelamento de suas compras sem juros.
Assim, quanto mais compras esse cliente realizar em seu estabelecimento, maior será o seu limite de crédito e ele poderá, inclusive, parcelar as compras mensais sem acréscimo de juros. Outra estratégia interessante é oferecer sorteios para o grupo de clientes fidelidade.
Essas táticas farão com que outras pessoas desejem os benefícios que o seu estabelecimento oferece e também queiram se tornar clientes fidelidade, gozando dos mesmos benefícios que os outros que já são classificados como tal.
Crie ofertas e descontos especiais
Outra estratégia interessante é a criação de ofertas e descontos para determinados clientes. Essa dica segue a mesma ideia do item anterior, que visa, além de oferecer benefícios para aqueles que já compram com frequência no seu estabelecimento, angariar novos compradores fiéis.
No entanto, em ambos os casos, é importante prestar atenção a um detalhe que muitos esquecem e que faz com que essa técnica não funcione: as promoções, descontos, tratamento e condições diferenciadas precisam ser reais e agregar um grande valor ao cliente fiel.
Muitos empresários desse ramo tentam “enganar” seus clientes oferecendo as mesmas condições que seriam aproveitadas por outros que não compram com muita frequência. Nesse sentido, qual seria a vantagem de se tornar um cliente fidelidade?
É preciso criar estratégias que realmente causem impactos positivos para os clientes fidelizados e proporcionem reais ganhos e benefícios para estimulá-los a comprar cada vez mais.
Além disso, é importante ter em mente que ter clientes novos é muito bom, porém, ter pessoas que compram em seu estabelecimento repetidas vezes é muito melhor. Existe uma máxima no mundo das vendas que afirma exatamente isso: um cliente comprando mais vezes é melhor do que um comprador esporádico.
Invista em comunicação e divulgação
Por fim, você também precisará investir em comunicação e divulgação. Afinal, de que adianta traçar a melhores estratégias se os seus clientes só ficarão sabendo se forem à loja?
Jamais subestime o poder do marketing! Apesar de a divulgação “boca a boca” ser uma poderosíssima aliada do seu negócio, as práticas de publicidade e propaganda sempre serão bem-vindas.
Você pode utilizar os meios de comunicação tradicionais, como rádio, televisão, jornais e até mesmo a boa e velha panfletagem nas ruas. Entretanto, com o avanço da tecnologia nos deparamos com uma possibilidade que poucos donos de supermercado se deram conta: a internet.
Por meio dela, é possível atingir em cheio o seu público-alvo, mesmo que o seu estabelecimento esteja situado em uma região com poucos habitantes. Por meio das redes sociais, é possível enviar uma mensagem diretamente para pessoas localizadas em um raio estabelecido por você.
Além disso, os custos com a publicidade online são consideravelmente inferiores à tradicional e você poderá publicar suas campanhas e promoções para fidelização de clientes à vontade e no horário que achar mais conveniente.
Por fim, podemos afirmar que saber como fidelizar clientes é uma estratégia que impactará diretamente nos resultados da sua empresa, tornando-os maiores à medida que essas ações forem aplicadas e desenvolvidas.
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