Saber como motivar uma equipe de vendas é fundamental para o crescimento de um negócio. Afinal, as pessoas envolvidas nesse setor da empresa são os principais responsáveis pela geração de receita do estabelecimento.
Muitos empreendedores se esquecem de dedicar tempo e esforços a essa área, assim, o reflexo da falta desse tipo de prática pode ser percebido no número de vendas de um negócio.
No artigo de hoje, mostraremos a você como motivar uma equipe de vendas, impactando diretamente nos resultados de sua empresa. Acompanhe!
Qual o peso do fator psicológico e satisfação do colaborador?
Saber motivar uma equipe é um grande desafio para os gestores. Isso porque, ele precisa saber extrair o máximo de empenho de seus colaboradores, mesmo frente às dificuldades que, certamente, aparecerão ao longo dos dias de trabalho.
Quando um vendedor está desmotivado e sem perspectiva no trabalho, toda a equipe pode ser contagiada por esse clima, o que prejudicaria diretamente as vendas do seu estabelecimento e, consequentemente, os resultados.
A motivação está diretamente ligada à recompensa, que pode ser traduzida na própria remuneração do colaborador ou, simplesmente, na valorização do profissional perante a empresa.
Qual a importância de manter o time de vendas motivado?
Por mais que algumas teorias afirmem que os benefícios físicos vêm em primeiro lugar, nem sempre isso pode ser considerado uma verdade absoluta. Um vendedor desmotivado pode prejudicar muito todo o resultado de um negócio.
Todo ser humano busca realização pessoal e reconhecimento, muitas vezes, isso está acima das conquistas físicas. Por esse motivo, é tão importante que você saiba como motivar uma equipe de vendas.
Pessoas motivadas trabalham em alto nível de desempenho. Além disso, esse espírito é passado automaticamente para os outros colaboradores que desempenham outras atividades em sua empresa.
Como motivar uma equipe de vendas?
Agora que você entendeu a importância da motivação em um time de vendas, bem como os fatores psicológicos que influenciam esse processo, vamos mostrar quais as medidas que você pode adotar para motivar os seus colaboradores. Continue lendo!
Treinamento para liderança e liderados
Os treinamentos são uma excelente forma de manter uma equipe de vendas motivada. Podemos afirmar isso com base em alguns motivos simples. O primeiro é que os eventos direcionados ao pessoal que lida com vendas, geralmente, já são elaborados para criar um espírito de motivação nas pessoas.
Ou seja, além de educar os seus colaboradores, ensinar novas técnicas e estratégias para melhorar as vendas, os treinamentos também dão uma forcinha no processo de motivação da equipe.
Além disso, quando uma empresa investe em treinamentos para seus colaboradores, isso desperta um gatilho psicológico na mente das pessoas e mostra a elas que são importantes para o negócio. Ou seja, com este investimento, a empresa mostra à equipe que se preocupa com a sua formação e capacitação, para que o seu trabalho melhore a cada dia.
Esse é um jogo em que todos os lados saem ganhando: a equipe, que poderá aperfeiçoar suas estratégias e melhorar o currículo individual de cada membro, e a empresa, que terá colaboradores bem treinados e motivados para desempenharem suas atividades.
Definição de metas SMART
A definição de metas também pode ser utilizada para motivar a equipe de vendas. Muitas pessoas pensam que essa estratégia serve apenas para as empresas, porém, isso é um extremo engano.
As metas podem oferecer uma grande oportunidade para despertar a motivação na sua equipe, entretanto, o ideal é que você utilize o modelo SMART. A sigla em inglês carrega alguns termos que mencionaremos abaixo:
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specific (específica): como a própria nomenclatura sugere, a meta precisa ser específica, ou seja, você precisa definir exatamente o que será buscado. Por exemplo, atingir o número de X vendas do produto Y;
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measurable (mensurável): é necessária que a meta possa ser medida e controlada para saber se está funcionando ou quanto falta para ser alcançada;
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attainable (atingível): a meta também precisa ser possível de ser alcançada. Caso contrário, pode haver um efeito oposto na motivação da equipe;
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relevant (relevante): ou seja, é preciso que a meta tenha certa importância para empresa e colaboradores. De preferência, mostre a eles o quanto a empresa e os funcionários têm a ganhar caso a meta seja atingida;
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time based (temporal): a temporalidade pressupõe que as metas precisam ser constantemente lançadas aos seus colaboradores. Assim, você sempre os manterá motivados e desafiados a cumprir tal objetivo.
Por fim, também é importante que as suas metas tenham uma data para serem atingidas. Esse prazo não é, necessariamente, a data de cumprimento do objetivo, mas servirá para que você possa medir o quanto falta para alcançá-lo, bem como para motivar ainda mais os seus colaboradores.
Entretanto, assim como o princípio de um dos termos do SMART, o prazo precisa ser algo atingível. Não adianta você estabelecer uma data para o cumprimento de uma meta gigantesca, sendo que é humanamente impossível chegar até lá.
Sistema de bonificação
Por fim, você também pode utilizar uma estratégia de bonificação para alguns colaboradores que se destacarem em determinadas áreas. Isso pode ser utilizado, inclusive, na conquista das metas. Assim, você pode oferecer, em cada etapa, alguns benefícios monetários ou outras vantagens.
Porém, é preciso ter cuidado na hora de criar um sistema de bonificação. Ele precisa ser justo e acessível a todos os colaboradores. Ou seja, é preciso que a equipe de vendas consiga enxergar que qualquer membro, caso se destaque, pode ter direitos às bonificações.
Caso contrário, essa estratégia pode significar uma perda de motivação da equipe, tendo em vista que eles perceberão que apenas um grupo de colaboradores consegue ter acesso aos benefícios cedidos pela empresa.
Agora que você já sabe como motivar uma equipe de vendas, basta aplicar todos esses ensinamentos e conceitos em seu estabelecimento e começar a desfrutar dos grandiosos benefícios que eles podem proporcionar.
Gostou do artigo de hoje? Que tal continuar aprendendo sobre esse assunto? Então, leia o post que preparamos para você. Nele, mostraremos 7 dicas para você fazer a escala de trabalho em seu negócio.