Como lidar com a concorrência? Confira nossas estratégias!
Como lidar com a concorrência é uma pergunta que, de uns tempos para cá, vem tirando seu sono? Não se preocupe, você não está sozinho nessa.
Mas antes de tomar qualquer decisão desesperada, como baixar preços de maneira inescrupulosa ou atacar diretamente outra empresa, leia este artigo até o final. Entenda alguns conceitos relacionados à competitividade e confira estratégias inteligentes para se posicionar melhor no mercado!
Seu negócio é competitivo?
Competitividade no meio empresarial é a capacidade de um empreendimento conseguir e manter uma performance de rentabilidade equivalente ou acima de seus concorrentes. Um negócio competitivo precisa ter algo diferente dos outros, ter algo que atraia a atenção dos consumidores e o torne referência de mercado na sua área de atuação. É o seu caso?
Por que sua empresa precisa se tornar competitiva?
Competitividade é uma questão de sobrevivência para a empresa. É a vantagem competitiva que faz a sua empresa ser a preferida pelos clientes e não cair no esquecimento.
Além disso, a competitividade é dinâmica. Ou seja, se sua empresa se mantém atualizada, ativa e antecipando novidades, pode-se dizer que ela está competitiva naquele momento. Não quer dizer que, se a sua empresa é competitiva hoje, ela será para sempre: se ela se acomoda no sucesso, ela perde força de competição.
Como detectar o potencial de competitividade da sua empresa?
A resposta à pergunta acima é mais simples do que você pensa: por meio do autoconhecimento, seguido de um planejamento estratégico, aplicação e avaliação de resultados obtidos. Trata-se de um ciclo de atividades renováveis, que fortalecem ações com resultado positivo e modifica as ações de resultado insatisfatório.
Abaixo vamos apresentar duas ferramentas de autoavaliação empresarial. A primeira avalia a viabilidade da empresa e a segunda ajuda a detectar as falhas e as qualidades do seu modelo de gestão. Veja!
Business Model Canvas
Trata-se de um mapa visual dividido em 9 blocos que são preenchidos de acordo com as características de cada negócio. A ferramenta serve tanto para modelos já ativos no mercado quanto para empresas que ainda não saíram do papel.
Cada bloco sugere um questionamento sobre o negócio e de acordo com as respostas dadas, o esboço da empresa toma forma, sofre adaptações para se adequar à realidade possível e se transforma em um relatório de viabilidade do empreendimento.
Confira as temáticas de cada bloco do modelo de canvas:
-
Qual o valor agregado ao seu produto/serviço que promove um diferencial para o mercado?
-
Quem é seu público-alvo?
-
Quais os canais de atendimento de venda da empresa?
-
Como sua empresa vai se relacionar com cada nicho de clientes?
-
Quais as principais atividades que viabilizam a entrega do produto/serviço com seu valor agregado?
-
Quais os principais recursos que a empresa dispõe para atividades-chave?
-
Como e quais atividades-chave serão terceirizadas a parceiros?
-
De quais maneiras a empresa gerará receita?
-
Quais os custos relevantes para o funcionamento da empresa?
Ao final desse quadro que deve ser preenchido com muito cuidado, você terá uma visão precisa sobre a viabilidade do seu negócio.
SWOT
Em inglês, Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, quer dizer Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, por isso a sigla é conhecida como FOFA, no Brasil.
O relatório consiste em detectar no negócio:
-
seus pontos fortes: toda as características que representam uma real vantagem para o negócio. Ex: grande fluxo de pessoas em frente a um comércio ou negociações com valores de produtos abaixo do valor de mercado;
-
seus pontos fracos: defeitos internos ou características que podem melhorar. Ex: problemas sérios de relacionamento entre a equipe ou falta de infraestrutura para uma atividade necessária;
-
suas oportunidades: fatores que não dependem de ações do empreendedor, mas contribuem positivamente com o negócio. Ex: instalação de um escritório de advocacia próximo de um restaurante ou supermercado;
-
suas ameaças: fatores externos que tendem a dificultar a dinâmica do negócio. Ex: aumento da concorrência direta com as novas lojas que estão se instalando na região.
Para que o Canvas e o SWOT apresentem resultados reais, sem influência da opinião pessoal do empreendedor, o ideal é que sejam revistos por pessoas de confiança, alheias ao negócio. Conhecer as necessidades que a equipe aponta e trabalhar com clientes ocultos (pessoas que visitam o negócio para avaliar o atendimento) também são alternativas para um relatório mais completo.
Com a análise concluída, vantagens e desvantagens bem definidas, é hora de acompanhar nossa lista de estratégias de como lidar com a concorrência e escolher as mais eficazes para sua empresa!
Confira 4 estratégias eficazes para tornar sua empresa competitiva
1. Estabeleça a missão e os valores de sua empresa
Valores são os meios, eticamente embasados, utilizados para atingir uma missão. Esta, por sua vez, é o resumo do diferencial da marca perante o mercado.
Estes elementos influenciam diretamente na escolha do consumidor. Entre duas empresas que oferecem os mesmos produtos e serviços, sai na frente aquela que possui um propósito para além da venda, pois os valores do cliente se conectam com os da empresa.
Da mesma maneira, uma equipe é muito mais produtiva quando se sente parte de um propósito, em vez de trabalhar por trabalhar. Ressaltar a missão da empresa perante os funcionários é agregar valor às atividades por eles desempenhadas.
2. Fortaleça a sua marca
Para criação de uma identidade visual consistente, o perfil do seu público-alvo precisa estar bem claro. Ela precisa despertar interesse e curiosidade nele, por meio de veiculação em redes sociais com direcionamento (impulsionamento por definição de perfil).
No caso acima estamos trabalhando mais a atração de clientes novos por meio de marketing digital do que a fidelização deles. Sob a perspectiva de fortalecimento de marca, procure oferecer produtos/serviços com o mais alto padrão de qualidade, unido a um atendimento de primeira.
Se o cliente ficar satisfeito com esses requisitos, seu empreendimento se torna referência de qualidade para ele. Ou seja, presumidamente, qualquer produto ou serviço oferecido pela sua empresa terá a mesma qualidade.
3. Trabalhe nichos variados de mercado
Se você trabalha com produtos diversificados, procure oferecer tanto os que possuem muita demanda quanto os que possuem demanda menor.
Disponibilizar produtos que geram interesse específico em nicho de mercado é fundamental porque isso cria uma sensação de exclusividade, um dos principais diferenciais de competitividade.
4. Agregue valor ao seu produto
Agregar valor ao produto é o contrário de abaixar preços. Ou seja, em vez de trabalhar a venda com concessão de descontos, o vendedor apresenta ao cliente as vantagens que ele terá com a aquisição do produto, naquela loja.
Agregar valor é proporcionar uma experiência ao cliente, seja no atendimento competitivo (cuidado, atenção, simpatia, conhecimento sobre o produto), nas sensações (iluminação adequada do espaço, organização, limpeza ou até mesmo música e perfumes, se for o caso) e na facilidade de compra (rapidez de entrega e suporte no pós-venda).
Outra maneira de agregar valor ao produto é trabalhar seus fundamentos éticos e morais. Por exemplo, se o produto é resultado de um comportamento ecologicamente responsável, terá mais valor agregado que aquele cuja produção causa desmatamento ou submete animais a testes. Muita gente não se importa em pagar mais caro por produtos desse tipo!
Fora essas estratégias, existem aquelas que são específicas para o seu negócio e só você pode criá-las. Mas uma coisa é certa, depois de ler este artigo você já sabe como lidar com a concorrência, certo? Então não deixe de divulgar esse conteúdo, compartilhe-o agora em suas redes sociais!