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Como melhorar a exposição de produtos no supermercado? Veja aqui!

Para ter sucesso nas vendas, o varejo deve, efetivamente, envolver os consumidores durante suas compras por meio da exposição de produtos. Por isso, muitos donos de supermercados descobriram o benefício de projetar ambientes que envolvem os clientes e ajudam a converter demanda em compra.

Isso já é uma realidade para grandes redes de supermercados, no entanto, para os pequenos varejistas, a preocupação com a organização de produtos ainda é segundo plano. Porém, tal prática deve ser evitada, pois um bom atendimento ao cliente melhora a probabilidade de mais vendas atuais e no futuro.

Pensando nisso, neste post vamos mostrar como melhorar a exposição de produtos no supermercado, falando sobre a organização de gôndolas e formas de apresentação. Vamos lá?

A importância de melhorar a exposição de produtos

O visual merchandising é uma estratégia de varejo crucial, já que melhora a estética dos produtos com a intenção de maximizar as vendas. Se esse trabalho é bem realizado, ele cria uma boa experiência de compra, ao mesmo tempo em que aumenta a fidelidade do cliente.

Existem muitos fatores que influenciam o sucesso visual do supermercado, incluindo iluminação, sinalização, materiais, cores e texturas. Quando esses elementos se juntam para mostrarem seus produtos, eles aprofundam a experiência do consumidor. Dessa forma, até mesmo os pequenos supermercados podem competir com grandes lojas varejistas.

Com isso, o ambiente de um supermercado, incluindo o layout do ponto de venda, determina a forma como os clientes compram, o tempo gasto na loja, a navegação pelos corredores e a atenção entre diferentes departamentos e categorias.

Por isso, a única e mais importante razão para melhorar a organização e disposição de seus produtos nas gôndolas é engajar e inspirar seus clientes, incentivando-os a comprar mais de seus itens, aumentando suas vendas e sua margem de lucro. Esse processo de engajamento deve começar a partir do momento em que eles pisam no seu supermercado.

Para conseguir isso, confira, a seguir, algumas estratégias que você pode utilizar em qualquer supermercado, independentemente do porte do seu negócio.

Invista na organização visual

Estudos indicam que os consumidores veem primeiro os itens que estão ao nível dos olhos, muitas vezes não percebendo aqueles produtos situados nas prateleiras superiores e inferiores. Também é importante lembrar que, na cultura ocidental, os clientes leem da esquerda para a direita.

Por isso, coloque produtos com a maior receita no lado esquerdo e ao nível dos olhos em quaisquer prateleiras, gôndolas ou expositores que você tiver. Isso também torna seus produtos mais acessíveis, permitindo que os clientes os peguem rapidamente, sem terem que se levantar ou abaixar.

Tenha cuidado com a sinalização

A sinalização deve ser projetada para direcionar o tráfego de clientes dentro do seu supermercado. É a primeira impressão que os consumidores obtêm sobre um determinado ponto de venda e uma das ferramentas mais valiosas para as empresas do setor.

Assim, ao selecionar a sinalização do seu ponto de venda, você deve garantir que ela seja clara e concisa. Sinais em excesso ou em deficiência confundirão o seu cliente. Os produtos precisam ser apresentados de forma que o cliente possa entender exatamente onde eles estão e para que servem.

Controle o uso do espaço

Analise seu espaço nas gôndolas para entender qual é o número máximo de produtos que você pode apresentar simultaneamente. Cada produto custará dinheiro para você estocar, principalmente se ele tem baixa saída. Portanto, livre-se deles e abra caminho para produtos que geram mais receita.

Ter muitos produtos em um espaço pequeno pode parecer confuso e desorganizado, dificultando que os clientes tenham uma noção de suas opções e a correspondência de preços.

Priorize uma boa iluminação

A iluminação é um detalhe que a maioria dos varejistas não considera ou simplesmente ignora. Uma boa iluminação consegue impactar a experiência de compra de qualquer cliente, bem como afetar a produtividade dos funcionários. Utilizada com eficiência, é possível, ainda, reduzir custos.

A iluminação é necessária em todas as áreas de qualquer loja de varejo, mas existem certos setores que merecem atenção extra. Essas áreas incluem gôndolas, produtos específicos em promoção e sinalizações. O importante é acender uma luz que embeleze os produtos expostos e faça com que os clientes parem, olhem, interajam e queiram comprá-los.

Destaque os produtos em promoção

É comum que os grandes supermercados anunciem produtos em promoção para atrair a atenção dos clientes. Por isso, regularmente, reduza ligeiramente o custo de um item sazonal ou popular e o destaque em suas prateleiras.

Crie pequenas etiquetas de “Promoção” para colocar na frente de cada produto, para que os clientes possam encontrar facilmente o que precisam. Assim, a divulgação de novas promoções, por exemplo, a toda semana ou quinzenalmente, é um incentivo para fazer com o que o cliente sempre volte ao seu estabelecimento.

Dê visibilidade para os produtos certos

Alterar a exibição dos produtos na gôndola é uma maneira estratégica de causar uma boa primeira impressão e incentivar os clientes a comprarem mais. Por isso, mantenha os itens atraentes de acordo com o público que você pretende atingir.

Por exemplo, se você está tentando promover um produto para um público mais jovem, você pode optar por mostrá-lo por meio de exibições vibrantes e colorida. O mesmo vale para produtos infantis, femininos ou masculinos.

Os benefícios da organização das gôndolas

Como visto, uma gôndola bem projetada e organizada estimula as vendas por impulso e atinge ao máximo os desejos e as necessidades de um cliente, até mesmo para aqueles produtos com maior receita. Supermercados de qualquer porte, até mesmo aqueles com gestão familiar, podem fazer isso.

Investir em merchandising é uma ferramenta de marketing forte para o seu negócio e uma boa estratégia para aumentar a fidelidade do cliente. Preços claros, prateleiras bem abastecidas e sinais de venda proeminentes podem ajudar a impulsionar os lucros e melhorar a experiência de compra dos seus compradores.

Se você tem produtos que são difíceis de vender, a organização inteligente da exposição ajuda a comercializá-los sem precisar reduzir seu preço. Da mesma forma, você pode colocar produtos de baixo preço em locais menos proeminentes para incentivar a venda de itens de alta margem.

Dessa forma, técnicas simples de como melhorar a exposição de produtos têm o potencial de despertar o interesse dos compradores. Uma boa exibição pode custar dinheiro, mas compensa o aumento de vendas. No entanto, mesmo uma exibição relativamente barata consegue atrair a atenção de novos clientes em potencial, se ela for eficaz.

Gostou das dicas de como melhorar a exposição de produtos no supermercado? Então confira nosso outro artigo com as melhores estratégias de merchandising para o seu ponto de venda!

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