Quando começamos a falar de consultoria de RH, nos deparamos com um conceito muito amplo. A própria ideia de consultoria pode incluir diversas atividades: estudos, orientações, auxílio para resolver problemas pontuais… E o setor de recursos humanos fica responsável por muitos processos, na maioria das empresas.
Então, é compreensível que essa dúvida exista: no que, exatamente, uma consultoria de RH pode me ajudar? Em resumo, essa é a pergunta que nós buscamos responder com o artigo que você está lendo. Mas, para isso, vamos precisar passar por vários assuntos e fazer mais algumas perguntas.
Antes de tudo, é sempre importante relembrar que os recursos humanos figuram entre os mais importantes de qualquer empresa. Por isso, quaisquer necessidades referentes a eles podem justificar a contratação de uma consultoria. Afinal, as melhorias na gestão de RH logo se transformam em melhorias para toda a empresa.
Leia também: Recursos Humanos: a geração Z no mercado de trabalho
Então, o que é uma consultoria de RH? O que ela faz?
A resposta simples é que uma consultoria de RH transfere o conhecimento de especialistas para a gestão de recursos humanos de uma empresa: estudos, auxílio e orientações práticas para que a empresa resolva problemas nessa área.
Mas essa é uma definição que você pode inferir pela própria palavra “consultoria”, certo? Por isso, vamos além dela, explicando o que a consultoria realmente faz, na prática.
Como explica nossa consultora de RH, Carla Fernandes, a consultoria cria projetos de acordo com as demandas de cada cliente — fazendo com que cada projeto seja único. Há clientes que precisam de auditoria em processos, há os que precisam de orientações na administração do departamento pessoal, e aqueles que realmente demandam auxílio para melhorar a cultura organizacional da empresa.
A partir do diagnóstico destas necessidades, os consultores de RH podem criar uma proposta personalizada para atendê-la — que pode incluir os mais variados serviços, como nós vamos explicar a seguir. Para facilitar a compreensão, vamos dividi-los em três categorias.
1. Auditoria e Processos
A gestão de recursos humanos em uma empresa necessita de inúmeros processos. Esses processos devem correr bem, sem falhas, para que a produtividade permaneça no patamar esperado e a empresa evite passivos trabalhistas. Pensando nisso, uma das atribuições das consultorias de RH é, justamente, auditar os processos trabalhistas.
Nessa categoria, a consultoria pode realizar, entre outros serviços:
- Análise dos contratos de trabalho;
- Organização de arquivos dos colaboradores;
- Revisar banco de horas e documentação dos trabalhadores;
- Fazer auditorias dos arquivos da empresa;
- Criar listas de documentos para admissão e rescisão.
Leia também: Saiba tudo sobre a folha de pagamento de empregados domésticos
2. Administração de Recursos Humanos
Além dos processos essenciais para permitir a contratação de funcionários sem a geração de passivos trabalhistas, os recursos humanos precisam ser administrados no dia a dia. Orientar a empresa nisso também faz parte da consultoria de RH.
A ideia é preparar o pessoal para que, depois da consultoria, ele consiga realizar essas rotinas por conta própria. Ou seja, a consultoria também faz a capacitação de departamentos de RH internos dos clientes. Isso inclui serviços como:
- Avaliação e diagnóstico de processos já existentes;
- Capacitação do pessoal para cumprimento da legislação trabalhista;
- Criação de rotinas e procedimentos padrões para o departamento de RH;
- Treinamentos para uso de sistemas de documentação e ponto;
- Orientações sobre como calcular folha de pagamento, férias ou rescisão.
Nesse sentido, a consultoria de RH também pode orientar a empresa quanto aos processos de recrutamento e seleção. Assim, ela busca compreender os perfis de cada cargo, auxilia na criação de processos de avaliação, entre outras questões que facilitam e melhoram bastante o preenchimento de vagas na empresa.
3. Cultura Organizacional
Nessa categoria, entram a maioria dos processos que poderíamos associar a uma consultoria de RH em um primeiro momento. Ou seja: melhorias em comunicação interna, na motivação e engajamento, treinamentos e desenvolvimento de pessoal, etc.
Mas a consultoria pode ir muito além da motivação dos colaboradores, trazendo ferramentas para que o departamento de RH interno possa atuar por conta própria, no futuro. Então, ela:
- Desenvolve proecedimentos operacionais padrão (POPs);
- Revisa e atualiza regulamentos internos;
- Elabora manuais de ética, conduta e integração;
- Treina as equipes e gestores para utilizar as ferramentas.
E chegando ao final dessa seção, é interessante explicar que os serviços da consultoria de RH incluem os serviços descritos aqui, mas não se limitam a eles. Como dissemos, a consultoria se adapta ao cliente e cria projetos baseados em suas necessidades — a ideia aqui foi oferecer uma visão geral dos principais serviços inclusos.
Leia também: Entenda a Consultoria Empresarial e seus benefícios
Quais as etapas de uma consultoria de RH?
Antes de tudo, é interessante relembrar o que dissemos no primeiro parágrafo: o conceito de consultoria de RH é bastante amplo. Por isso, não podemos afirmar que todas as empresas que oferecem esse serviço atuam dessa forma — estamos descrevendo a maneira como nós prestamos consultoria de RH, aqui na Fazenda Contabilidade.
- Definição de objetivos: os consultores de RH vão ouvir todas as demandas do cliente, buscar entender suas dores e dificuldades, para que os focos de atuação sejam muito bem definidos e as expectativas sejam alinhadas.
- Análise: no segundo passo, a empresa de consultoria irá analisar os processos relacionados à gestão de recursos humanos. Essa etapa inclui entrevistas com lideranças, formulários, pesquisas, etc.
- Diagnóstico: com as informações coletadas durante a análise, os consultores poderão identificar os pontos fortes e as fraquezas da empresa-cliente, definido assim quais processos precisam de ajustes e quais devem continuar.
- Plano de ação: após analisar as informações e diagnosticar a empresa, elabora-se um plano de ação para otimizar os processos da instituição. Esse plano define os métodos de aprimoramentos que serão utilizados e quais serão os setores impactados.
Quais os benefícios de uma consultoria de RH?
Como você pode observar pela descrição dos serviços, nas seções anteriores, a consultoria de RH faz um estudo aprofundado da situação da empresa. Isso ajuda a diagnosticar problemas na gestão de recursos humanos que os gestores não perceberam ou simplesmente já estão habituados. Isso ajuda a melhorar o desempenho de toda a empresa, é claro, mas podemos listar mais alguns benefícios específicos.
- Conformidade à legislação: A consultoria facilita o entendimento da legislação, treina os times responsáveis para realizar os processos de RH de acordo com as leis, e ainda confere os arquivos para evitar passivos trabalhistas.
- Melhoria no clima da organização: A consultoria de RH identifica os grandes pontos de melhoria no modo como os colaboradores são tratados na empresa e organiza os processos referentes a eles. Assim, é mais provável que eles se sintam satisfeitos.
- Aproveitamento do capital humano: Em decorrência do tópico anterior, as melhorias no clima organizacional permitem que os bons funcionários continuem satisfeitos e a produtividade da empresa também melhore, de modo geral.
- Redução de custos e otimização dos lucros: Com colaboradores mais satisfeitos, seus índices de turnover (rotatividade) diminuem e há menos custos com contratações ou rescisões, bem como menor probabilidade de passivos trabalhistas. Além disso, com os eventuais aumentos na produtividade, é sensato esperar que os lucros aumentem.
- Identificação de tendências: Sendo especialistas em RH, os consultores estão atentos às tendências de cultura organizacional, auxiliam na aplicação de novas tecnologias e, com isso, resolvem quaisquer problemas de desatualização, tão comuns às empresas.
Quando contratar uma consultoria de RH?
Para começar, devemos dizer que uma consultoria de RH é útil para qualquer empresa que possua recursos humanos. Não importa o segmento, área de atuação, localização ou porte — ainda mais se levarmos em conta como o serviço é flexível e personalizado.
Dito isso, podemos pensar que a consultoria se faz necessária apenas quando a empresa está passando por algum problema — equipes insatisfeitas, motivação em queda, turnover alto… —, mas isso não é verdade.
A consultoria de RH também pode ser bastante útil quando a empresa está crescendo, com muitos colaboradores novos. Afinal, é fácil que a cultura da empresa “se perca” em momentos assim, pois é mais complicado multiplicá-la. Além disso, sempre que há novos processos ou mudanças, podem ocorrer ruídos. Então, a consultoria age de forma preventiva.
Talvez, lendo este artigo e compreendendo como a consultoria atua, você mesmo identifique situações onde ela pode ser útil. Se esse é o caso, entre em contato com nossos especialistas pelos botões aqui no site. Podemos fazer um orçamento de consultoria de RH para você.