Quando o assunto é impostos, milhares de situações aparecem na mente dos empreendedores, quais pagar? Quem precisa pagar? quando pagar? Ou até mesmo, o que são impostos?
Estamos rodeados por tributações e impostos em nosso dia a dia, por muitas vezes pagamos por eles sem ao menos saber qual o destino final daquele dinheiro. Temos a plena consciência de que todas essas respostas estão na internet, mas em contrapartida são tratadas de forma muito complicada e dificultam a interpretação.
Foi pensando nisso que a Equipe da Fazenda Contabilidade preparou um material bem didático e de fácil compreensão em relação aos Impostos, para que deste modo você não sofra mais de impostofobia todo mês.
O que são Impostos?
Impostos são tributos obrigatórios cobrados pelo governo, em linhas gerais é um valor pago para custear as atividades administrativas do Estado, e o não pagamento dos mesmos podem gerar multas e até mesmo punições legais.
Olhando só por esse lado, você empreendedor deve estar pensando que isso é algo ruim, mas já parou para pensar que sem essas tributações nenhum país do mundo conseguiria desenvolver planos para um melhor progresso da população?
Não pense que esse valor é apenas cobrado de algumas empresas, muito pelo contrário seja empresa grande ou pequena, todas devem pagar impostos, nesse sentido faz se necessário uma boa gestão tributária para não correr maiores riscos.
Você sabe quanto sua empresa paga de impostos?
Eu sei que é difícil de imaginar, mas grande parte dos empreendedores não sabe quanto pagam de tributos, e isso não é um posicionamento legal, afinal não saber esse valor, te deixa em uma zona onde não é possível entender a forma com a qual esses impostos impactam sua empresa.
Esses impostos estão divididos em alguns setores, entenda quais são eles:
Impostos Federais: esses valores estão todos listados na Constituição Federal de 1988, e devem ser recolhidos por todas as empresas nível nacional, vamos apresentar alguns dos principais impostos:
- IRPF ( Imposto de Pessoa Física)
- IRPJ ( Imposto de Pessoa Jurídica)
- INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)
- FGTS ( Fundo de Garantia de Tempo de Serviço)
Impostos Estaduais: diferente dos impostos Federais, estes são apenas pagos por todas as empresas em nível estadual, os principais são:
- ICMS ( Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)
- IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores)
Impostos Municipais: seguindo a mesma linha, são impostos pagos por empresas em nível municipal.
- IPTU (Imposto sobre Propriedade Predial Urbana)
- ISS ( Imposto sobre Serviços)
Agora que você empreendedor já tem uma base em relação aos impostos e da importância de estar em dia com o recolhimento dos mesmos, contribuindo para sua empresa não realizar o pagamento de multas ou sofrer penalidades.
Mas falando da sua empresa, ela está em dia com as Licitações de Funcionamento?
Essa Licença ou Alvará de Funcionamento, permite que a sua empresa realize as suas atividades no devido lugar escolhido pelo proprietário, esta documentação é feita pela Prefeitura Municipal, e é de suma importância para o bom funcionamento comercial.
Com isso, conforme a necessidade da sua empresa, existe algum tipo de licença de funcionamento, por isso é de suma importância verificar se o documento concedido faz juz as atribuições do seu negócio.
Auto Licença de Funcionamento: sem esse documento a sua empresa não pode realizar as devidas atividades, válido para imóveis não residenciais, que exercem atividades comerciais.
Licença de Funcionamento Condicionado: é o documento que concede o poder de empresas com alguma irregularidade continuarem prestando seus serviços, com uma única condição, estar buscando os documentos para regulamentar a sua situação.
Licença de Funcionamento de Local de Reunião: feito para estabelecimentos que realizam reuniões com o público, o documento regulariza estabelecimentos que tenham capacidade de lotação igual ou superior a 250 pessoas, bares e cinemas fazem parte desses empreendimentos.
Licença de Autorização para Eventos Públicos e Temporários: o documento é obrigatório para reuniões com mais de 250 pessoas, válido tanto para imóveis públicos quanto privados, importante ressaltar que precisa ser solicitado 40 dias antes do evento.
Ficou com alguma dúvida?
Se você possui qualquer dúvida sobre a tributação de impostos e sobre as licenças de funcionamento, nós respondemos para você e te inserimos no processo de conhecimento e transparência, para que você esteja, cada vez mais, alinhado ao seu negócio e no caminho de sucesso!
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades para. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!