Imagine você fazendo compras para sua casa e encontrando à sua disposição, e em um só lugar, um mix de produtos altamente diversificado, com direito a variedade de marcas e de preços para escolher. Como se não bastasse você ainda encontra, andando pelos corredores, aquele item que não fazia ideia de onde comprar. Não seria incrível?
Um ótimo atendimento agregado a experiências como esta é a chave para satisfazer seus clientes. Clientes satisfeitos formam um público fidelizado e fidelização é sinônimo de preferência de compra, competitividade e saúde financeira do negócio!
Quer mais motivos para melhorar o mix de produtos do seu supermercado? Nós temos 5 razões para isso! Acompanhe.
1. Aumento do ticket médio
Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que cerca de 33% das compras feitas por impulso acontecem no supermercado.
Dados mais recentes das mesmas instituições indicam que a recuperação da crise econômica levou 59% dos consumidores de 27 capitais brasileiras a fazerem compras por impulso só em fevereiro de 2018, sendo que 17% dessas compras foram feitas em supermercados.
Compra por impulso é aquela compra não programada, induzida por condições vantajosas de aquisição (desconto no preço, participação em sorteios, ganho de outro produto, concessão de crédito), beleza da embalagem, exposição de benefícios do produto ou dificuldade de encontrá-lo em outros lugares.
Logo, oferecer produtos que fogem do padrão provavelmente trará um aumento automático do ticket médio do seu supermercado!
2. Compensação de faturamento
Seja com o objetivo de atrair novos clientes, de renovar estoques ou até mesmo de reforçar a marca, a concessão de descontos nos preços dos produtos mais comuns de um supermercado é uma realidade no segmento varejista.
Já os produtos mais estratégicos custam mais caro porque são mais difíceis de serem encontrados, fato que mantém a margem de lucro sempre mais elevada.
É disso que se trata a compensação: ao melhorar o mix de produtos do supermercado, mercadorias pensadas para nichos específicos de pessoas atuam como fatores de equilíbrio do faturamento.
3. Facilidade de logística
Aumentar o mix de produtos oferecidos em um supermercado implica o gerenciamento de novas mercadorias que antes não faziam parte da rotina, certo?
O processo de inserção desse novo produto demandará espaço no estoque, negociação com novos fornecedores, ações de anúncio e venda e, principalmente, análise de resultados.
Quanto melhor for a gestão empresarial por trás de todas estas ações, mais rapidamente serão concluídas e analisadas as etapas citadas acima. Ou seja, em um curto período de tempo será possível identificar os produtos que permanecerão nas prateleiras.
Em termos práticos: a rotina permanece a mesma para as mercadorias que eram vendidas no supermercado e a adição desses novos itens, que por serem direcionados a nichos mais específicos do mercado, exigirá o mínimo de estoque.
O que queremos dizer é que, passando o processo de teste, a inserção de um novo mix de produtos não representará um aumento considerável de trabalho, principalmente se os fornecedores forem os mesmos dos produtos mais antigos.
4. Alcance de novos nichos mercadológicos
Sabe aquela pessoa alucinada por chocolate suíço? E aquela outra que idolatra seu próprio carro e fica de olho em novidades automotivas? Sabe também aquela que adora mimar seu bichinho de estimação? Pois bem, todas fazem compras e podem estar dentro da sua loja nesse momento!
Quando você trabalha um mix de produtos precisa focar em diversidade de estilos de vida, porque a ideia é oferecer produtos não populares, que agradam a nichos mercadológicos específicos.
Se uma pessoa que é fascinada por livros e trabalha próximo ao seu supermercado, há grandes chances de um dia ela resolver comprar um chocolate no seu Ponto de Venda (PDV) e se deparar com algumas leituras interessantes!
É bem provável que ela leve o chocolate e compre também um livro que nem pensava em adquirir (compra por impulso).
Para se sair bem nessa diversificação é importante fazer uma pesquisa de mercado para saber quais são os itens mais procurados na região e que nem você, nem a rede de lojas à sua volta, oferecem.
O segredo é identificar a demanda específica da região na qual está estabelecido seu negócio, e ainda que ela seja baixa, porém significativa, fará da oferta do novo produto um facilitador na vida do cliente da sua loja.
De imediato você oferece economia de dinheiro, uma vez que ele não precisará mais se deslocar para fazer compras, e de tempo, quando a compra é feita por meio de canais virtuais e exigem espera para entrega.
5. Geração de propaganda gratuita
Talvez seja a melhor parte de se manter um mix de produtos fora do padrão! Empresas investem muito dinheiro em marketing pago para gerar, com o tempo, o marketing gratuito, ou orgânico.
No meio digital, o marketing gratuito é aquele proveniente das experiências (boas ou ruins) dos próprios clientes que expressam suas opiniões nas redes sociais por conta própria, sem receber nada por isso.
No mundo real, o que acontece é o “boca a boca”, quando a propaganda sobre determinado produto que você só encontra em determinado lugar se espalha, gerando novos clientes automaticamente.
Em ambos os casos sua empresa sai ganhando seja em posicionamento da marca, seja em resultados efetivos de faturamento. Quando as pessoas começam a vincular sua marca a um produto, ou seja, basta ir à sua loja para encontrá-lo, você poderá se considerar bem posicionado no mercado!
Um marketing bem direcionado e focado nesses produtos pode, inclusive, despertar o desejo de consumo e atrair uma parcela de clientes novos, interessados em conhecer o estabelecimento só por causa de seu diferencial.
Agora você entende como é vantajosa a estratégia de diversificação do mix de produtos de um supermercado? Oferecer produtos com diferenciais tende a transformar a própria marca em um diferencial competitivo e torná-la forte em um mercado tão competitivo.
A nossa lista de motivos para investir no mix de produtos convenceu você a adotar a estratégia? Esperamos que sim. Então, compartilhe este conhecimento em suas redes sociais!