Criar promoções é uma das estratégias mais eficazes para gerar receitas e atender a diversos objetivos comerciais em supermercados. Contudo, deve-se ter o cuidado de elaborar um planejamento que antecipe riscos. No varejo, em que as margens de lucro são menores, toda e qualquer alteração nos preços deve ser feita com critério.
Assim sendo, é preciso definir, antes da ação promocional, qual a margem de contribuição de cada produto que será ofertado. Dessa forma, você não apenas garante o lucro, como a satisfação dos seus clientes. Afinal, mercadorias com preços baixos tendem a atrair uma demanda que, se não for bem atendida, poderá gerar impactos negativos em sua reputação.
A seguir, veja que tipo de ações você poderá explorar e que formato de divulgação se ajusta melhor, considerando as rotinas de um supermercado grande, médio ou pequeno. Vamos nessa?
Promoções em cada dia da semana
Uma estratégia bastante utilizada, até mesmo por grandes redes de hipermercados, é a promoção em seções diferentes a cada dia da semana. Temos, nesse caso, duas vantagens e objetivos a serem considerados: um é a atração de público para dias em que normalmente o movimento possa não ser tão intenso. Outro é aumentar o giro de mercadorias que, na média, não apresentam tanta saída.
Há, também, uma terceira possibilidade: a de intensificar a saída de produtos já com grande aceitação. Como veremos a seguir, essas mercadorias podem ser até utilizadas como isca, ajudando a aumentar as vendas de produtos complementares.
Promoções nas seções mais visitadas
No setor supermercadista, é normal que algumas mercadorias apresentem performance superior à de outras. Afinal, cada marca tem sua fatia de mercado, conquistada graças a fatores como reputação, preço e investimentos em propaganda.
Esses produtos podem ser tomados como referência ao criar promoções. Seriam uma espécie de imã para atrair novos clientes e até para reforçar a venda de outros que possam complementar seu uso. É o caso da cera automotiva e das estopas utilizadas para sua aplicação, por exemplo. Maquiagem e produtos de beleza também se enquadram nessa lógica.
Isso pode ser feito pela simples redução no preço de alguns itens nas seções que tenham maior movimento. Com preços menores, você cria uma situação favorável para que seus clientes percebam uma oportunidade. Assim, eles se sentirão estimulados a comprar produtos que, em condições normais, poderiam até não ser considerados.
Para tanto, explore bem o visual merchandising no interior da loja. Ou seja, coloque mercadorias complementares nas seções mais visitadas ao lado das que estiverem em promoção.
Bonificação de produtos pelo mesmo fornecedor
Embora a venda ao consumidor final seja feita no varejo, a aquisição dos produtos pela parte do supermercadista é feita no atacado. Em alguns casos, e dependendo das condições oferecidas pelo fornecedor, é possível aproveitar para repassar ao cliente vantagens oferecidas pelo seu parceiro de negócios.
Mas, atenção: não se trata de venda casada, uma prática ilegal e que é expressamente proibida pelo Código de Defesa do Consumidor. Se flagrado nessa condição, o lojista pode ser multado ou até mesmo ir para a cadeia.
No nosso caso, a ideia é estimular a saída de produtos de um mesmo fornecedor, por meio da conhecida estratégia “leve 2, pague 1”. Nesse caso, a precificação deve ser feita de maneira a ser atrativa para o consumidor, dosando a margem de contribuição.
Produto vendido com quantidade mínima
Outra estratégia aplicável em ações promocionais em supermercados é condicionar descontos nos preços por unidade à compra de quantidades mínimas. Assim, você aplica um conceito atacadista no seu varejo, o que ajuda a fidelizar os que compram com frequência em sua loja.
Trata-se de um tipo de promoção ideal quando o objetivo é aumentar as receitas sem a necessidade de grandes investimentos em marketing e propaganda. Isso porque ela gera resultados levando em conta o aumento do ticket médio por cliente. Ou seja, o lucro vem do incremento no valor que cada um deles gasta em sua loja, não pela atração de novos consumidores.
Dicas de marketing para anunciar as ações promocionais
Não há promoção sem uma boa divulgação, concorda? Assim sendo, veja de que forma você fará com que suas estratégias cheguem ao conhecimento das pessoas, dentro e fora da sua loja.
Produção e distribuição de folhetos/cartazes
Embora o texto faça parte de toda ação de divulgação, a verdade é que, sem um apelo visual forte o bastante, suas promoções não impactarão o público da forma esperada. Por isso, tudo começa em elaborar materiais gráficos que mostrem as qualidades dos produtos em promoção, evidenciando seus benefícios e, claro, exibindo seus preços baixos.
Escolha locais estratégicos para distribuir seus folhetos, de preferência onde se concentrem pessoas ajustadas ao seu perfil de cliente. Por exemplo, se seu supermercado tem um apelo mais popular, procure levar seus folders a pontos de grande concentração de pessoas em bairros adjacentes. Vale explorar as imediações de estações de metrô, trem ou mesmo de repartições públicas.
Veiculação de spots em rádio no interior da loja
A propaganda visual não teria o mesmo efeito sem o impacto gerado pelos anúncios audíveis. Para você, supermercadista, uma boa tática é explorar spots veiculados no seu sistema de som interno. A vantagem é que, dessa forma, você não paga nada pela mídia, já que tudo estará circunscrito à sua loja.
Além disso, anúncios em rádio são ótimos para chamar a atenção daquele cliente que está distraído ou ocupado demais para encontrar os produtos da sua lista de compras. Também é útil para posicionar um eventual cliente novo e que ainda não conheça bem seus preços e as marcas com que trabalha.
Utilização de painéis de LED
A iluminação com lâmpadas de LED já é amplamente utilizada em residências e prédios comerciais, já que é econômica e, de quebra, pode ser usada como chamariz. É um ótimo recurso para realçar as características de produtos e, em promoções, um excelente meio para divulgação de preços com descontos.
Para isso, utilize painéis posicionados em locais de grande movimento, a fim de potencializar seu alcance. Se preciso, aponte, nesses painéis, onde estão as mercadorias em promoção, suas características e descontos concedidos. Quanto mais clara for a sua mensagem, melhor.
Você aprendeu, neste artigo, a criar promoções de forma simples e direta, sem deixar de considerar os custos e a margem de contribuição de seus produtos. Agora, é hora de arregaçar as mangas e dar o seu toque pessoal em cada uma das ideias que você acaba de aprender!
Aproveite que está interessado no assunto e saiba agora como melhorar a exposição de produtos em seu supermercado!