Confira dicas para se planejar para a troca de regime de tributos
Tomar a decisão de trocar o regime tributário é algo importante e que exige planejamento. Seja por obrigatoriedade ou escolha, esta mudança deve ser feita pensando na saúde financeira da empresa. E é sobre isso que iremos tratar neste artigo.
1º passo – Planejamento tributário
O mais importante para mudar o regime tributário da empresa é o planejamento tributário. Ele consiste em discutir diversos aspectos como:
- Faturamento da empresa
- Folhas de pagamento
- O regime que a empresa se encontra
- As particularidades que variam a cada setor de atividade
- Composição do quadro societário
- Modelo de gestão de pessoas
- Localização
Assim, o melhor regime será escolhido e a troca pode ser realizada com sucesso, favorecendo a empresa. Um bom planejamento proporciona diversos benefícios, como:
- Melhor posicionamento da sua marca no mercado
- Efetividade nas previsões dos valores
- Aproveitamento de incentivos fiscais
- Aproveitamento de crédito nas compras
- Redução de custos
2º passo – Fazer a troca na hora certa
Não é possível trocar de regime tributário de uma hora para outra. Isso porque a Receita Federal exige que esta troca seja feita no começo do ano (geralmente até o último dia de janeiro).
Portanto, é preciso se antecipar e não deixar para a última hora.
3º passo – Conhecer os regimes em vigor
Para poder trocar de regime tributário, primeiramente, precisamos saber quais são os regimes que estão em vigor nacionalmente. Por exemplo, atualmente, temos três tipos: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
Simples Nacional
Ele surgiu com o objetivo de reduzir a burocracia e os custos, assim, criando um sistema unificado de recolhimento de tributos federais, estaduais e municipais.
Lucro Presumido
No regime tributário Lucro Presumido, a empresa faz a apuração simplificada do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL). Além disso, é feita uma estimativa de lucro líquido e essa é a base de cálculo da tributação, podendo ser de 8% para comércio e até 32% para serviços.
Lucro Real
O Lucro Real é um regime de tributação, onde o cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, é realizado com base no lucro real da empresa. Desse modo, ele é considerado o mais justo e tradicional no âmbito contábil.
4º passo – Escolher uma contabilidade de confiança
Por fim, não adianta querer mudar seu regime de tributos para garantir o melhor para sua empresa e não escolher uma contabilidade de confiança. Afinal, lidar com isso é uma decisão que afeta o negócio como um todo.
Nós, da Fazenda Contabilidade, prestamos este e outros serviços, pensando sempre no crescimento da sua empresa. A mudança de regime tributário precisa ser uma decisão certeira e estamos preparados para fazer essas escolhas. Como especialistas no assunto, podemos fazer com que sua empresa reduza tributos e tenha uma saúde financeira saudável.
Ficou com alguma dúvida?
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades para. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!